Rabobank expande presença da Murex no Brasil e implementa back office

Banco holandês atende aos requisitos regulatórios locais e de aplicação da plataforma no contexto da América Latina

Rabobank expande presença da Murex no Brasil e implementa back office

SÃO PAULO e UTRECHT (PAÍSES BAIXOS), 24 de outubro de 2023 — A Murex e o Rabobank aprofundaram sua parceria em uma importante jornada de transformação global de TI com o início bem-sucedido das atividades de back office, operações e finanças na plataforma MX.3, no Brasil. Esse projeto de substituição segue as implementações anteriores de front office e risco.

A implementação do Rabobank Brasil comporta agora uma ampla variedade de produtos onshore e offshore, capitalizando a natureza front-to-back integrada do MX.3. Seu escopo de negócios inclui captura e precificação de operações, gestão de posição e tesouraria, pós-negociação e liquidação, geração de relatórios, riscos de mercado, crédito e liquidez, geração de resultados de exercício (perdas e lucros) e contabilidade de livro auxiliar.

O projeto é um importante processo de racionalização e consolidação de negócios no panorama de TI das áreas de mercados e tesouraria no Rabobank Brasil. Ele considera e adere aos requisitos regulatórios e do mercado local, o que assegura o cumprimento das regras do Banco Central e as medidas contábeis locais. O Rabobank confirmou que a solução baseada na MX.3 segue as regras e regulamentos do Banco Central do Brasil (BCB), do Conselho Monetário Nacional (CMN) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do país.

“A cobertura pronta para uso da Murex para produtos nativos brasileiros e convenções do mercado local transformou nosso panorama de sistemas de mercados de capitais”, afirmou Monique Hoeben, Diretora Administrativa de Atacado e Rural, e Líder da Tribo de Mercados e Tesouraria. “No geral, a implementação da MX.3 no Brasil é outro marco importante de nossa visão de TI. Nosso tempo de chegada ao mercado para diferenciação foi aprimorado e, ao mesmo tempo, melhoramos a relação custo-receita e reduzimos o custo total de propriedade.”

“Dando continuidade a nossa longa colaboração com o Rabobank, estamos muito orgulhosos dessa implementação de back office no Brasil, que segue nossa presença consolidada no front office”, declarou Randa Saghieh-Gaillot, Diretora Administrativa da Murex para França e Benelux, e Gerente de Contas do Rabobank. “Agora, o Rabobank Brasil pode lançar produtos locais no mercado com ainda mais rapidez. Sem o pragmatismo e a visão muito clara do Rabobank, esse projeto não teria sido tão bem-sucedido.”

O Rabobank Brasil minimizou interrupções graças à adoção de lançamentos bem planejados e entrega progressiva, além da seleção da oferta de integração contínua da Murex. Os conceitos de projeto iniciados na implementação da MX.3 pelo Rabobank foram aplicados ao projeto com o Rabobank Brasil.

“Desde a implementação da plataforma MX.3 no Brasil, já notamos melhorias consideráveis em nossa eficiência operacional e recursos de gestão de riscos”, observou Vivian Pascoalino, Diretora de Operações (COO) do Rabobank para a América do Sul. “Migramos aproximadamente 60 mil operações do sistema anterior para a MX.3 de modo a possibilitar o processamento de back office de todas as operações do Rabobank com a Murex. A migração transcorreu extremamente bem e é um marco importante em nossa jornada de transformação front-to-back-to-risk. Os princípios de manter a TI simples, padronizar locais e produtos, e maximizar o processamento direto têm sido fundamentais para o sucesso de nossa implementação. No geral, a implementação do MX.3 nos permitirá melhorar nossa competitividade, atender melhor a nossos clientes e atingir nossas metas estratégicas.”

“Os mercados de capitais brasileiro — os maiores da América Latina — passam por um grande crescimento em volume de transações”, destacou Joe Iafigliola, Co-Head da Murex para as Américas. “As mudanças regulatórias ocorridas nos últimos anos ajudaram a impulsionar o setor de investimentos. Com isso, os mercados de capitais estão se transformando muito rapidamente com um alto apetite por tecnologia para apoiar novas regulamentações, mudando a estrutura e as estratégias dos mercados na direção da digitalização e da racionalização. É um orgulho como equipe apoiar o Rabobank, com o objetivo de racionalizar seu ecossistema de TI e focar no fortalecimento de sua posição competitiva na região.”

A colaboração com o Rabobank Brasil é uma continuação do histórico de racionalização de sistemas do Rabobank com a Murex, líder global em soluções de negociação, gestão de riscos e processamento para mercados de capitais.

Baixe o estudo de caso para saber mais.

Latest news